Institucional

No dia 18 de março de 2010 foi oficialmente criada a ASSOCIAÇÃO DO CENTRO DE CULTURA E SUSTENTABILIDADE DE QUEDAS DO IGUAÇU – ACCSQI, entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com a proposta de construir o primeiro centro de convívio cultural da comunidade, denominado “Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu”, com foco voltado para instalação da primeira sala de cinema e teatro do município e promover o resgate, a valorização e a preservação dos costumes e tradições da região a serem difundidos através de sala de leitura, sala de exposições artísticas e oficinas culturais.

Pretende ainda, através da economia criativa de produtos culturais, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população da região. O projeto inicial da obra teve o patrocínio da Tractebel Energia e dispõe de sala de exposições de arte, sala de leitura e inclusão digital, 03 salas multiuso para oficinas/cursos, almoxarifado, sala para reuniões, escritório e ainda um auditório para cinema e teatro com capacidade para 324 pessoas.

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura no ano de 2011 (PRONAC-10.12139) e com o patrocínio da Tractebel Energia, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura (Rouanet), e apoio da Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçu/PR, no ano de 2012 tiveram início as obras. No dia 10 de abril de 2014 foi inaugurado o Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu. O show no palco externo foi com o grupo musical Papas da Língua, além de apresentações diversas. No auditório as apresentações prata da casa foram do Grupo Folclórico Polonês Jagoda, Invernada de Danças do CTG Pealando a Saudade, Orquestra do Projeto Gente e APAE.

A PRIMEIRA DIRETORIA DA ACCSQI ERA COMPOSTA DOS SEGUINTES MEMBROS:

CONSELHO DELIBETARIVO:
Edmar Antonio Zílio Jr
Eradi Antonio Buss Dutra
Alcides Boaretto Manfredi
Natalino Vieira
Padre Josef Wojnar

DIRETORIA EXECUTIVA:
Presidente – Eradi Antonio Buss Dutra
Dir. Adm. E Financeiro – Lucimar Constantini Vacari
Secretário Geral – João Vaz Assermann
Dir. Eventos – José Carlos Dalbosco

CONSELHO FISCAL:
Leocir Marcos Scopel
Antonio Carlos Martins
Felicio Possat Duarte
Rogério do Prado Pabst

COMISSÃO DE CULTURA:
José Carlos Dalbosco
Adriana Asquidamini Gibmeyer
Sergio Luiz Wrzesinski
Odélio Pires de Lima
Adair Mentz

feito com
icone criação de sites